sábado, 8 de setembro de 2007

saudosa caligrafia


num tempo em que o computador domina a comunicação, as cartas escritas à mão começam a desaparecer. eu continuo mantendo o hábito de escrever com caneta ou lápis, carregando um bloco de papel na bolsa (coisa de jornalista). faço muitas anotações, mas depois quase tudo acaba em formato eletrônico, como este texto que você lê agora. será que com isso perde-se um pouco a alma da escrita? porque desaparecem as correções, a força ou a leveza da escrita, a pressa ou a calma que se evidenciam na letra desenhada no papel branco.

de vez em quando sou surpreendida com algo escrito à mão, e é bom olhar para a caligrafia, por vezes perder um pouco mais de tempo a decifrar o que está escrito ali, relembrando um tempo em que havia tempo até para ler pausadamente. quantas pessoas, algumas até relativamente bem próximas de nós, conhecemos mas que nunca vimos a caligrafia? e você? conhece a minha caligrafia? será que eu conheço a sua? se sim, há quanto tempo não trocamos um texto escrito à mão? se não, quando será que vamos fazer um intercâmbio caligráfico?

5 comentários:

Mariana de Andrade disse...

De uma coisa eu sei: a melhor coisa é receber uma carta. Ver q a pessoa se preocupou em te escrever, em 'gastar a mão' e tempo. E-mail não é a msma coisa. É bom ver a caligrafia da pessoa, a sua letra pequena, grande, tortinha. Parece q torna a comunicação mais humana do que num email.

Hanne Mendes disse...

Sim, todo o sentido tem esse texto!
Eu não conheço a sua "letra" embora conheça a alma que você embute nela.

Sou apaixonada por cheiro de papel, por caneta, grafite...

Abraço.

Anônimo disse...

Conheceu a Mariana, né, lili? Legal.

Fico lembrando daqueles cadernos de caligrafia que eu usava. Não adiantaram muito, mas o que importa é que eu entenda. Tem mais personalidade o texto à mão, sem dúvida.

Anônimo disse...

e a sensação de abrir a caixa de correspondência e ver uma cartinha remetida pra gente? agora, só vejo contas a pagar dentro dela...
topo muito este intercâmbio, ou melhor, manifesto à escrita real!

Mariana Allves disse...

Entendo muito bem essas reflexões! Mas tento conservar e "re-ativar" este habito. Inclusive a mim mesma.
http://caligrafiaconvites.blogspot.com